Dele & Dela é baseado em história real? Conheça a inspiração da série

Lançada há poucos dias pela Netflix, Dele & Dela é uma minissérie estrelada por Jon Bernthal e Tessa Thompson que já conquistou muito sucesso. Ela conta sob duas perspectivas bem diferentes uma história de um casal ligado a um assassinato que checou toda uma comunidade.
O que fica claro desde o momento é que pelo menos um desses narradores não é confiável, dado que suas versões sobre os eventos variam bastante. E, conforme os seis episódios avançam, soluções e novas dúvidas são plantadas na mente do público — o que pode fazer muitos acreditarem que a história é baseada em algo que realmente aconteceu.
Dele & Dela é baseada em fatos reais?
Apesar de trazer alguns trechos que poderiam ter acontecido na realidade, Dele & Dela é uma história completamente fictícia. A produção é uma adaptação da obra de mesmo nome escrita por Alice Feeney e publicada em 2020, quando chegou ao mercado norte-americano com uma recepção bastante positiva.
- Segundo a autora, toda a história de Jack e Anna partiu de sua imaginação;
- No entanto, ele explica que o tom realista da narrativa é fruto da experiência que ela tem em escrever matérias jornalísticas;
- Assim, a autora usou suas experiências pessoais e a maneira como relatórios policiais são construídos de verdade para dar um tom de autenticidade à obra;
- Segundo Alice, Dele & Dela começou como uma narrativa que seria contada somente sob o ponto de vista de Anna;
- Foi somente depois de algum tempo que ela adicionou Jack à história, por acreditar que ela seria beneficiada pela presença de dois pontos de vista distintos.
Antes de se tornar a autora de Dele & Dela, Alice trabalhou para a BBC como repórter e produtora durante aproximadamente 15 anos. Isso a permitiu ajustar tanto o tom realista da obra quanto construir com bastante precisão o cenário da pequena cidade de Blackdown — que, na versão da Netflix, se transformou em Dahlonega, Geórgia.
Dele & Dela nunca afirma ser uma história real
Gravada na Geórgia, a adaptação do streaming em nenhum momento afirma ser uma história real, ou que tenha inspirações em eventos que realmente aconteceram. Ao mesmo tempo, ela é bastante fiel ao tom do livro de Dele & Dela, o que ajudou a convencer parte do público da veracidade dos eventos que narra.

Além de mudar o cenário da história, a produção original da Netflix também adicionou a ela alguns personagens — forma de fazer com que a trama funcionasse melhor na TV. No Brasil, a obra original de Alice foi publicada em maio de 2025 pela Darkside Books, editora especializada em obras de terror e conteúdos do gênero True Crime.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!



