Negócios

Após queixas de longas filas, Portugal suspende novo sistema de fronteiras em Lisboa

LISBOA – O governo de Portugal decidiu suspender por três meses a aplicação do sistema europeu de controle de entradas e saídas, o Entry Exit System (EES), no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A medida foi anunciada nesta terça-feira (30), após semanas de reclamações de passageiros sobre filas que chegaram a ultrapassar seis horas no controlo de fronteiras, sobretudo na área de chegadas.

Brasileiros que desembarcaram no aeroporto relataram nas redes sociais esperas de mais de seis horas para passar pela imigração, com falta de água, comida e acesso a banheiros, além de idosos e crianças aguardando em pé. Em alguns relatos, passageiros afirmaram ter esperado até 8 horas, e chegaram a deitar no chão enquanto aguardavam atendimento.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Administração Interna afirmou que os constrangimentos estão associados à implementação do novo sistema europeu de controle de fronteiras, que substituiu os carimbos manuais por registos eletrônicos centralizados. Segundo o governo, o impacto tem sido mais significativo nas chegadas de passageiros provenientes de fora do Espaço Schengen, enquanto na área de partidas os tempos de espera foram reduzidos nos últimos meses.

Diante desse cenário, o executivo determinou a suspensão imediata do EES no aeroporto de Lisboa, ao abrigo dos regulamentos europeus que enquadram o funcionamento do sistema. A interrupção terá duração inicial de três meses.

Além da suspensão, o governo decidiu reforçar a capacidade de controlo das fronteiras externas do aeroporto. Está previsto um aumento de cerca de 30% no número de equipamentos eletrónicos e físicos disponíveis, até ao limite permitido pela atual infraestrutura aeroportuária. A despesa associada a esse reforço foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros realizada na segunda-feira (29).

O plano inclui ainda o reforço dos meios humanos no aeroporto, com o recurso à Guarda Nacional Republicana no controlo de fronteiras, permitindo um aumento imediato do número de efetivos em serviço no Aeroporto Humberto Delgado.

Com o conjunto de medidas, o governo afirma que pretende reduzir os tempos de espera na zona de chegadas e mitigar os problemas que se agravaram nas últimas semanas, alvo de queixas recorrentes de passageiros que relataram filas prolongadas no controlo de passaportes.

The post Após queixas de longas filas, Portugal suspende novo sistema de fronteiras em Lisboa appeared first on InfoMoney.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo