Um programa gratuito mostrou que a EA vem roubando mais de 60 GB do meu espaço de armazenamento há anos

O texto a seguir é uma tradução de artigo assinado por Darius Müller, do Mein MMO
No meu dia a dia, instalo e desinstalo muitos jogos. Alguns eu jogo por diversão, outros assisto profissionalmente para testá-los ou me manter atualizado. Enquanto escrevo este artigo, tenho 51 jogos instalados – incluindo alguns jogos indie que têm apenas alguns gigabytes, é claro.
Por isso, é importante para mim que, ao desinstalar algo, tudo seja eliminadodo disco rígido. É por isso que baixei um programa gratuito para descobrir possíveis desperdícios de espaço de armazenamento.
Um perfil ou um arquivo de salvamento pode ocupar, geralmente algumas centenas de megabytes, no máximo 1 ou 2 gigabytes, mas arquivos de 60 GB são demais.
Um programa para organizar (ou analisar) tudo isso
Finalmente encontrei um programa para analisar meus dispositivos de armazenamento. Com essa ferramenta, você consegue ver claramente quais pastas nos seus discos rígidos estão ocupando quanto espaço e, então, limpá-las.
A instalação de uma ferramenta assim estava na minha lista de tarefas há muito tempo e finalmente chegou a hora. Decidi usar o programa TreeSize na versão gratuita, mas como alternativa você também pode usar o WinDirStat. Não há muita diferença na funcionalidade dos dois.
Comparado ao indicador de espaço em disco do Windows, programas como o TreeSize ou o WinDirStat oferecem uma representação mais detalhada e visual do disco. Agora consigo ver quais pastas e arquivos estão ocupando mais espaço, com grandes blocos coloridos e porcentagens ou valores em GB. Isso me permitiu identificar grandes quantidades de dados que eu nem sabia que existiam antes, embora no passado eu monitorasse meus discos rígidos regularmente no Windows e também pela próprio Steam. Isso simplesmente torna a otimização muito mais eficiente.
TreeSize
Cemitério de Dados do Kemono
Em poucos minutos, consegui determinar com o TreeSize que uma grande quantidade de dados inúteis havia se acumulado. O aplicativo da EA estava particularmente cheio com partes de um jogo que desinstalei anos atrás: Wild Hearts.
Wild Hearts é um jogo de caça no estilo de Monster Hunter, desenvolvido em fevereiro de 2023 pelo estúdio japonês Koei Tecmo e publicado pela Electronic Arts. No mundo fantástico de Azuma, inspirado no Japão feudal, você caça os chamados Kemono. Esses monstros, antes pacíficos, agora estão imbuídos do poder da natureza e devastam tudo ao seu redor. O grande diferencial de Wild Hearts é o sistema de combate, que oferece uma espécie de construção em tempo real: enquanto você luta contra as feras gigantes, pode criar estruturas como martelos gigantes, paredes e estilingues.
Joguei Wild Hearts pelo aplicativo da EA e o desinstalei em 2023. Desde então, ele não aparece na minha lista de jogos instalados. Também não aparece no menu de espaço de armazenamento do Windows. No entanto, no TreeSize, descobri que o jogo inteiro, com mais de 62 GB, ainda estava no meu disco rígido – não apenas um arquivo de jogo salvo ou configurações de perfil, mas o jogo completo.
A EA roubou meu espaço de armazenamento por quase 62 anos.
De dinossauros e soldados – Mais de 140 GB desperdiçados
Wild Hearts e a EA não foram os únicos culpados, porém. Havia ainda mais culpados pelo espaço ocupado no meu disco rígido.
- Ainda havia 20 GB de mods do ARC: Survival Evolved instalados, que deveriam ter sido removidos quando o jogo de dinossauros foi desinstalado – assim como os 130 GB restantes de mods.
- A versão beta de Call of Duty: Modern Warfare 2 ainda ocupava cerca de 5 GB de espaço livre, mesmo depois de anos sem versão para PC.
- ARK: Survival Ascended também deixou cerca de 5 GB de conteúdo de mods, apesar de eu tê-lo desinstalado.
- Como acho o Ubisoft Connect péssimo e quase não o uso, esqueci de desinstalar o XDefiant, que já está praticamente morto, pelo launcher da própria empresa. Isso também ocupava mais de 50 GB.
Graças ao TreeSize, consegui liberar mais de 140 GB de espaço em poucos minutos, encontrando e excluindo arquivos esquecidos e não desinstalados corretamente.
–
A notícia
Um programa gratuito mostrou que a EA vem roubando mais de 60 GB do meu espaço de armazenamento há anos
foi publicada originalmente
Xataka Brasil
por
PH Mota
.



