Tecnologia

Este jabuti passou quase uma década preso sob o piso de uma casa e agora está voltando à natureza após reabilitação

Este jabuti passou quase uma década preso sob o piso de uma casa e agora está voltando à natureza após reabilitação

Existem histórias tão improváveis por aí que são difíceis de acreditar— e a do jabuti Donatello é uma delas. Encontrado em fevereiro de 2025 sob o piso de uma casa em Itacajá, no nordeste do Tocantins, o animal pode ter passado cerca de dez anos soterrado, sobrevivendo em condições extremas. Após o resgate, ele foi levado ao Centro de Fauna (Cefau), em Palmas, onde passou por um longo processo de reabilitação. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram precisos sete meses de exames, tratamento no casco e readaptação comportamental até que o jabuti-piranga fosse devolvido à natureza.

Uma suspeita de infiltração revelou jabuti vivo após passar quase dez anos preso embaixo de piso

Pode parecer impossível um animal sobreviver tanto tempo preso em um lugar apertado, com pouca iluminação e recursos quase mínimos, mas isso de fato aconteceu, e a descoberta de Donatello aconteceu de forma totalmente inesperada. Moradores de uma casa em Itacajá chamaram um pedreiro para investigar uma infiltração quando perceberam que parte do piso estava oca. Ao quebrar a cerâmica, eles se surpreenderam com a presença de um jabuti vivo que estava soterrado logo abaixo do chão.

Mas a pergunta que não quer calar é: como esse jabuti foi parar ali? A suspeita é de que o animal tenha chegado ao local quando ainda era um filhote, junto com um carregamento de terra usado em uma reforma realizada cerca de dez anos antes. Sem caminhos de entrada e com o baldrame da casa completamente fechado, a hipótese levantada pela família é que o jabuti tenha ficado preso desde então.

Apesar dos 10 anos de confinamento, o jabuti apresentava tamanho compatível com a espécie, embora tivesse deformações no casco e sensibilidade à luz. Segundo os especialistas que acompanharam o caso, características como o metabolismo lento, a dieta onívora e a capacidade de entrar em estivação, um estado de redução da atividade metabólica, podem ter sido decisivas para que ele sobrevivesse por tanto tempo em um ambiente hostil.

Após meses de cuidados, o jabuti passou por reabilitação, readaptação comportamental e foi devolvido à natureza

Após ser resgatado, o animal foi encaminhado ao Centro de Fauna do Tocantins, onde passou por avaliação veterinária, exames clínicos e um processo de restauração do casco, realizado em parceria com uma instituição de ensino. Também foi necessário readaptar sua alimentação e acostumá-lo novamente à luminosidade natural, já que ele apresentava forte sensibilidade à luz após anos no escuro.

Com o fim da quarentena, período em que ficou se recuperando, Donatello foi integrado a um espaço com outros jabutis que também estavam sendo preparados para soltura. A convivência permitiu avaliar seu comportamento social, que se mostrou compatível com o esperado para a espécie. O ganho de peso, a alimentação regular e a interação normal com outros indivíduos indicaram que ele estava pronto para retornar ao lugar a que pertence. A soltura aconteceu em setembro de 2025, em um local considerado adequado para garantir sua sobrevivência, junto com outros jabutis. 


A notícia

Este jabuti passou quase uma década preso sob o piso de uma casa e agora está voltando à natureza após reabilitação

foi publicada originalmente

Xataka Brasil

por
Laura Vieira

.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo