Crise de memória RAM nos leva à última fronteira dos jogos: remakes de placas de vídeo


Parece que 2026 chegou forte. Seja nas notícias internacionais ou, nos games, no fato da Steam batendo recordes de jogadores simultâneos. Mas as notícias não param por aí: a crise de memória RAM que começou em 2025 tomou um rumo muito interessante.
Segundo informações de @hongxing2020 – que possui reputação confiável na área – no Twitter (via Wccftech), a NVIDIA está tomando medidas para lidar com a escassez e os preços exorbitantes da memória RAM, que obviamente afetaram o fornecimento para a atual geração de placas de vídeo. A marca mira resgatar a GPU GeForce RTX 3060, cuja produção foi interrompida em 2024.
Caso você não saiba, a NVIDIA GeForce RTX 3060 é atualmente uma das placas de vídeo mais utilizadas, de acordo com o relatório oficial publicado pela Steam em dezembro de 2025. Agora, elas retornarão durante o primeiro trimestre de 2026 para suprir a escassez da geração atual.
É importante ressaltar que não se trata de remasterizações ou remakes do componente, mas sim de um sintoma da atual crise de memória RAM. Você pode chamar isso de relançamento, se quiser, porque é exatamente isso: resgatar um produto desatualizado para que a oferta e as vendas não caiam devido à escassez ou indisponibilidade.
Isso terá um impacto significativo na indústria de videogames: jogos que estão atualmente em desenvolvimento terão que se adaptar às circunstâncias e especificações às quais muitos usuários estarão sujeitos devido à crise atual. Swen Vincke, da Larian Studios, já abordou o assunto em uma entrevista ao The Gamer sobre Divinity. Resumindo, um desastre… mais um.
Isso atrapalha um pouco as nossas projeções, porque geralmente conhecemos as flutuações e podemos proteger o hardware. Vai ser interessante. Muito provavelmente, isso nos forçará a fazer um grande esforço de otimização no Acesso Antecipado, algo que não queríamos fazer na época. É um desafio, mas, enfim, é assim que os videogames funcionam. – Swen Vincke
–
A notícia
Crise de memória RAM nos leva à última fronteira dos jogos: remakes de placas de vídeo
foi publicada originalmente
Xataka Brasil
por
PH Mota
.