Mundo

Carregadores falsos atrapalham a carga do celular? Entenda

Os carregadores falsos ou de baixa qualidade podem representar um sério risco para a saúde dos aparelhos celulares, podendo até mesmo danificar componentes importantes ou reduzir significativamente a vida útil da bateria.

Durante o programa CNN Tech, Adriano Ponte, especialista em tecnologia e parceiro do Canaltech, demonstrou como identificar carregadores confiáveis e quais os perigos dos produtos falsificados.

Durante a apresentação, o especialista mostrou diferentes tipos de cabos, destacando suas características físicas. “Vocês podem notar que a gramatura do cabo é diferente. A resistência deles é completamente diferente”, explicou Adriano ao comparar um cabo de qualidade com outro de procedência duvidosa, que se mostrou frágil como “um fio dental”.

Os cabos falsificados não possuem os mesmos circuitos de proteção e negociação que os originais, o que pode causar sérios problemas. “Isso daqui consegue explodir uma tomada”, alertou o especialista ao mostrar um cabo extremamente fino e de baixa qualidade. Segundo ele, não basta ter uma fonte (adaptador) de marca confiável se o cabo utilizado for de procedência duvidosa.

Carregamento rápido e compatibilidade

Outro ponto importante abordado foi a questão dos carregadores rápidos. Adriano explicou que nem todo carregador potente funcionará adequadamente com qualquer celular. “Esse celular aqui carrega a 80 watts. Olha o tamanho do carregador e a espessura do cabo que vem para que ele carregue a essa potência”, demonstrou.

Os carregadores modernos possuem tecnologia para negociar a velocidade de carregamento com o aparelho. Nas palavras do especialista, “ele ajusta a velocidade de acordo com o quanto o celular consegue funcionar”. Isso significa que um carregador de 45 watts pode não funcionar na potência máxima com qualquer aparelho, pois depende da compatibilidade entre os dispositivos.

Para os consumidores que têm dúvidas na hora da compra, Adriano recomenda optar por marcas conhecidas. O especialista também alertou que nem sempre um adesivo da Anatel é garantia de qualidade, já que existem falsificações.

A recomendação é comprar em lojas confiáveis, que ofereçam nota fiscal e garantia. Por fim, Adriano lembrou que problemas de carregamento também podem estar relacionados ao desgaste natural da bateria do celular, que perde capacidade com o tempo, mesmo quando não utilizada frequentemente.

Celular pode explodir? Veja por que isso ocorre e como evitar

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo