Negócios

Austrália enfrenta incêndios catastróficos com temperaturas acima de 40°C

SYDNEY, 8 Jan (Reuters) – Incêndios ‍descontrolados queimaram a mata no Estado australiano ⁠de Victoria nesta quinta-feira, forçando a retirada de comunidades ‍e as autoridades a alertar sobre uma recomendação de perigo de incêndio ‘catastrófica’ para sexta-feira.

Em meio a temperaturas que ultrapassaram 40 ‌graus Celsius em partes do Estado, dois grandes incêndios florestais estavam ocorrendo perto das cidades de Longwood e Walwa.

Os incêndios destruíram pelo menos duas estruturas e devem continuar a se espalhar na sexta-feira com o aumento do calor e do vento, segundo ‌as autoridades.

O incêndio de Longwood cresceu para mais de ‌25.000 hectares, enquanto o incêndio de Walwa tem 10.000 hectares e criou seu próprio sistema meteorológico, com uma nuvem pirocumulonimbus causando raios e trovões. Os moradores de dezenas de cidades vizinhas foram orientados a deixar a região.

A recomendação ‌de perigo de incêndio de sexta-feira será definida como ‘catastrófica’, o nível mais alto, e ambos os incêndios representam ​um risco real de perda de vidas e propriedades, disseram as autoridades.

‘Amanhã é um dia muito, muito terrível para os incêndios florestais no Estado de Victoria’, disse o diretor da Country Fire Authority, Jason Heffernan, em uma coletiva de imprensa.

Os incêndios florestais ocorrem em meio a uma intensa onda de calor de verão no sul da Austrália. Os meteorologistas disseram que as condições estão no mesmo nível de 2019, quando ​os incêndios florestais ⁠destruíram grandes áreas ⁠do sudeste da Austrália, matando 33 pessoas, no que ficou conhecido como o ‌Verão Negro.

Cerca de 450 escolas em Victoria devem fechar na sexta-feira e muitos serviços de trens regionais serão cancelados.

Para esta quinta-feira, foram emitidas proibições totais de incêndio em ‍vários distritos. Uma proibição total de incêndios será imposta em todo o Estado na sexta-feira.

Na Nova Zelândia, ​o provedor meteorológico ‌do país, MetService, também alertou para temperaturas recordes no fim de semana, à ‍medida que a onda de calor avança pelo Mar da Tasmânia.

Ele emitiu alertas de calor para partes da costa leste da Nova Zelândia e para o norte da Ilha do Sul.

(Reportagem de Christine Chen, em Sydney; Reportagem adicional de Lucy Craymer, em Auckland)

The post Austrália enfrenta incêndios catastróficos com temperaturas acima de 40°C appeared first on InfoMoney.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo