Tecnologia

A China já venceu a corrida das baterias de estado sólido: deu o passo decisivo ao vendê-las antes de qualquer outro país em seus carros elétricos

A China já venceu a corrida das baterias de estado sólido: deu o passo decisivo ao vendê-las antes de qualquer outro país em seus carros elétricos

De sonho à realidade: as baterias de estado sólido estão prestes a se tornar o Santo Graal dos veículos elétricos, e a China acaba de dar um passo significativo para tornar essa tecnologia uma realidade em carros com emissão zero.

A República Popular da China publicou as primeiras regulamentações dedicadas a baterias de estado sólido, definindo e padronizando a terminologia e sua classificação. Isso abrirá caminho para que empresas chinesas como CATL, BYD e Chery lancem esses tipos de dispositivos em carros elétricos antes do final da década.

As primeiras regulamentações do mundo definindo baterias de estado sólido

O que foi aprovado esta semana é a primeira versão das regulamentações que abrangem as baterias de estado sólido. O documento, “Bateria de Estado Sólido para Veículos Elétricos – Parte 1: Termos e Classificação”, foi validado em 30 de dezembro pelo Comitê Nacional Chinês de Padronização Técnica Automotiva.

Isso abre a fase de consulta pública, levando-a à etapa final de sua aprovação definitiva. Esta versão preliminar é a primeira de quatro partes planejadas para esta regulamentação, que estabelecerá requisitos adicionais para esses dispositivos, como autonomia, desempenho, segurança e durabilidade.

Definição e padronização de baterias de estado sólido

Esta primeira parte da regulamentação categoriza e define baterias de estado sólido. Em relação à sua definição, a proposta estabelece três distinções com base no tipo de eletrólito: baterias líquidas tradicionais, híbridas sólido-líquido e baterias de estado sólido, definindo claramente a qual categoria pertencem cada uma. Por exemplo, o termo “semissólido”, que era aplicado a diversos dispositivos já comercializados pela MG, é eliminado; estes agora estão incluídos na categoria de híbridos sólido-líquido.

Além disso, a regulamentação também classifica as baterias de estado sólido de acordo com o eletrólito utilizado (sulfeto, óxido, polímero, haleto ou composto), bem como pelo íon condutor (lítio ou sódio) ou pela aplicação (alta densidade de energia ou alta potência).

A norma também estipula que, para uma bateria ser considerada de estado sólido, ela não pode perder mais de 0,5% do seu peso durante os testes operacionais. Isso garante um nível mínimo de segurança, pois requer uma composição química mais estável, reduzindo o risco de incêndio em caso de acidente e aumentando sua vida útil.

Imagens | BYD, CATL

Primeiro no mundo

Com essa regulamentação inicial, a China se torna o primeiro país do mundo a implementar um padrão estatal para proteger baterias de estado sólido. Ao propor tal padrão, o país acelera a adoção desses dispositivos para uso em massa em veículos elétricos.

E não é o único. A República Popular da China acaba de aprovar a primeira lei que exige um limite máximo de consumo de energia para carros elétricos. Esse limite deve ser atendido pelas montadoras para vender seus veículos no mercado chinês, incluindo marcas ocidentais que fabricam e vendem seus modelos de emissão zero no país.

Baterias de estado sólido em carros elétricos em um ano?

Essa regulamentação também confirma que os fabricantes chineses levam as baterias de estado sólido muito a sério. É o caso da CATL, a maior fabricante de baterias do mundo, que estabeleceu a meta de iniciar a produção em pequena escala em 2027, como um projeto-piloto. A gigante chinesa BYD também espera ter os primeiros carros com esse tipo de dispositivo prontos até 2027. Eles também serão produzidos em quantidade limitada e implementados apenas em modelos elétricos de alta gama.

A Chery Automobile, que inclui marcas como Omoda e Jaecoo, quer avançar ainda mais rápido. A empresa chinesa apresentou, há algumas semanas, um protótipo de bateria de estado sólido com uma das maiores densidades energéticas até o momento: 600 Wh/kg. E afirma que sua intenção é produzi-la em massa em 2027, ao contrário da BYD e da CATL, que falam em produção limitada e inicial.

De qualquer forma, essa regulamentação visa acelerar o cronograma, unificando critérios técnicos, facilitando o desenvolvimento industrial e a cadeia de suprimentos para os fabricantes chineses. Isso significa vencer essa longa corrida contra Toyota, Honda, Ford e Nissan.

Encontre o seu carro elétrico ideal

Imagens | BYD, CATL

Se você já pensou em comprar um carro elétrico, isso pode te interessar: um recomendador personalizado de carros elétricos que, além de ver modelos que atendem às suas necessidades, te permite encontrar respostas para as suas perguntas mais importantes, como preço, autonomia e estações de carregamento próximas.

Imagens | BYD, CATL


A notícia

A China já venceu a corrida das baterias de estado sólido: deu o passo decisivo ao vendê-las antes de qualquer outro país em seus carros elétricos

foi publicada originalmente

Xataka Brasil

por
Fabrício Mainenti

.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo