Mundo

Vendas do petróleo venezuelano aos EUA começarão imediatamente, diz fonte

As vendas de petróleo da Venezuela para os Estados Unidos começarão imediatamente com um carregamento inicial de aproximadamente 30 a 50 milhões de barris e continuarão por tempo indefinido, de acordo com um alto funcionário do governo de Donald Trump à Reuters nesta quarta-feira (7).

Na terça-feira (6), Trump revelou o objetivo de refinar e vender até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano que estavam retidos na Venezuela devido ao bloqueio dos EUA.

O funcionário afirmou que as sanções americanas contra a Venezuela serão flexibilizadas para facilitar o fornecimento e o comércio de petróleo bruto e derivados venezuelanos para os mercados globais.

Essas exportações de petróleo, que seriam direcionadas aos Estados Unidos sob o acordo, anteriormente eram destinadas à China, de acordo com a CNBC Internacional.

O secretário de Energia, Chris Wright, declarou nesta quarta-feira (7) que os EUA querem retomar o fluxo de petróleo venezuelano, depositar o dinheiro em contas controladas pelos EUA e criar condições para que as empresas petrolíferas americanas entrem no país.

Durante o fim de semana, Trump afirmou que os EUA “assumiriam o controle” da Venezuela após as forças americanas capturarem Nicolás Maduro, uma medida que poderia dar às empresas de energia americanas acesso às reservas de petróleo do país.

A Venezuela chegou a produzir 3,5 milhões de barris por dia na década de 1970. Mas a má gestão e o investimento estrangeiro limitado levaram a uma enorme queda na produção anual, que ficou em média em cerca de 1,1 milhão de barris por dia no ano passado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo