Mundo

Conselho Consultivo do São Paulo se diz contra impeachment de Casares

Após reunião realizada na tarde desta terça-feira (6), o Conselho Consultivo do São Paulo se posicionou contra o impeachment do presidente Julio Casares por “falta de provas”.

O mandatário, que já estava sob pressão, agora é investigado pela Polícia Civil. Um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), divulgado pelo portal Uol, aponta que ele recebeu R$ 1,5 milhão em depósitos em dinheiro vivo entre janeiro de 2023 e maio de 2025. A reunião aconteceu após a publicação do mesmo. O valor corresponde a 47% da renda total de Julio Casares no período, segundo a reportagem.

O Conselho Consultivo, formado por ex-presidentes do Tricolor, não tem poder de definir ou não o afastamento de Casares. No fim, a decisão sobre o assunto ficará com o Conselho Deliberativo.

Leia a nota completa

“São Paulo, 06 de janeiro de 2026

O Conselho Consultivo do SPFC, após examinar o pedido de “impeachment” do Presidente do Clube encaminhado pelo Conselho Deliberativo e subscrito por 57 conselheiros e duas notícias do UOL, após a oitiva do Presidente Júlio Casares, por maioria de votos decidiu que:

1 – As acusações carecem de provas materiais, especificamente contra o Presidente, que alegou inocência.

2 – O Secretário Geral do Conselho, em seu livro “O impeachment na Constituição de 1988” – Edição Cejup – Belém do Pará – 1992¹ mostrou através do uso deste Instituto no Brasil e no exterior, que a decisão do Colegiado (parlamento), quando o utiliza, tem uma base jurídica inicial, mas sua decisão final é política, ou seja, se tem a pessoa acusada condições ou não de continuar dirigindo o País, a unidade federativa provincial ou municipal sob sua condução.

3 – Não obstante a gravidade do momento, diante da inexistência de prova material ou de comportamento que já não tenha sido, habitualmente, utilizado na direção do Clube, entende que, do ponto de vista estritamente jurídico, não há elementos de prova material para justificar um parecer favorável ao impeachment presidencial.

José Eduardo Mesquita Pimenta

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo