Governo dos EUA planeja promover diplomatas aliados de Trump


Após a retirada de quase 30 embaixadores e outros diplomatas que chefiavam missões dos EUA no exterior, o presidente Donald Trump planeja promover servidores leais aos postos mais altos do Departamento de Estado.
A decisão é incomum por atingir diplomatas de carreira que ocupavam cargos de chefes de missão. Tradicionalmente, esse grupo tende a ser mantido nos postos após transições de governo, justamente por atuar sob o princípio da neutralidade política.
Trump voou no jato de Epstein oito vezes nos anos 1990, mostra email de promotor
Em uma publicação nas redes sociais em 2024, Trump disse que “nunca esteve no avião de Epstein ou em sua ‘estúpida’ ilha”
Trump: qualquer pessoa que discorde de mim nunca será presidente do Fed
Presidente critica reação de Wall Street a dados positivos e minimiza risco de inflação
Ainda assim, Trump vinha sinalizando a intenção de reformular o corpo diplomático, em linha com a promessa de eliminar o que ele chama de “Estado profundo” dentro da burocracia federal.
Os planos foram noticiados inicialmente pelo site Politico, enquanto uma lista parcial das remoções foi divulgada pela Associated Press. A reorganização, no entanto, não foi anunciada oficialmente.
Funcionários do Departamento de Estado passaram o fim de semana compilando nomes de diplomatas que receberam ordens de retorno aos EUA.
The post Governo dos EUA planeja promover diplomatas aliados de Trump appeared first on InfoMoney.

