Feriado de Natal pode ter calor recorde com temperaturas de até 36°C em SP

A semana do Natal é marcada por uma intensa onda de calor em diversas partes do país, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento. Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, a previsão indica máxima próxima de 35°C na capital paulista, patamar que pode igualar ou até superar o recorde atual.
Caso os termômetros alcancem 36°C, a capital paulista poderá registrar a maior temperatura já observada em um mês de dezembro, segundo a Climatempo.
De acordo com a previsão, essa seria não apenas a maior temperatura de 2025, mas a maior máxima em um dia de dezembro em 27 anos. Até o momento, pelos registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o valor de 35,6ºC graus registrado em 3 de dezembro de 1998 detém o recorde de temperatura mais alta pro mês.
Já o recorde atual de calor no ano em São Paulo é de 35,1°C, registrado em 6 de outubro pelo Inmet.
Segundo a metereologista Josélia Pegorim, a alta pressão atmosférica diminui a nebulosidade e a frequência da chuva, de modo que o sol perdura por um período de tempo maior. O calor é mais intenso durante a tarde, com sensação de abafamento e baixo risco de chuva.
A região Sudeste está tomada pela alta pressão ao longo dos próximos dias, o que irá provocar um tempo mais seco, com pouca nebulosidade e chances de chuva. Por ter menos nuvens, o sol irá permanecer por horas consecutivas, favorecendo o aquecimento intenso do ar e sensação de abafamento.
São Paulo pode ter recorde de calor na véspera do Natal
A especialista aponta ainda que a expectativa é de que as temperaturas estejam acima do normal em muitas áreas do Sudeste, sobretudo na última semana de 2025.
Previsão para o Natal
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), a presença da massa de ar quente e úmida continua sobre o Sudeste, o que vai garantir temperaturas acima da média. Na quinta-feira (25), Natal, o tempo não muda. O sol forte e o calor predominam. e a chuva será isolada e no fim da tarde e início da noite.
O tempo tende a oscilar entre a mínima de 23°C ao amanhecer e a máxima de 35°C no meio da tarde.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo


