Mundo

Butantan recruta voluntários idosos para estudo clínico de vacina da dengue

O Instituto Butantan começou, nesta terça-feira (13), a recrutar voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos com a sua vacina da dengue, a Butantan-DV. Os testes serão realizados ao longo de um ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um em Curitiba, no Paraná.

Segundo o instituto, serão reunidos 997 participantes do sexo masculino ou feminino que estejam saudáveis ou com comorbidades controladas. Ao todo, 767 idosos (de 60 anos a 79 anos) serão sorteados para receber a vacina (690 participantes) ou o placebo (77 participantes), enquanto 230 adultos (de 40 a 59 anos) receberão a vacina, sem sorteio para grupo placebo.

Os ensaios clínicos visam avaliar a segurança e comparar a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais, com o objetivo de entender se a produção de anticorpos dos participantes idosos é semelhante à do grupo adulto já acompanhado em estudos anteriores usando a vacina.

Ainda de acordo com o Butantan, o recrutamento começa no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), e depois se expande para outros quatro centros: o Hospital Moinhos de Vento e o Núcleo de Pesquisa Clínica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ambos na capital gaúcha; o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL/Ebserh), em Pelotas (RS); e o Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar de Curitiba (PR).

“A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV”, afirma a diretora médica do Butantan, Fernanda Boulos, em comunicado divulgado pelo Butantan.

Quem estiver interessado em participar da pesquisa no Hospital São Lucas da PUCRHS pode se inscrever ao preencher um questionário.

Como funciona a vacina do Butantan contra a dengue?

A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o Ministério da Saúde e do laboratório chinês Wu Xi, foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 26 de novembro.

A aprovação foi baseada nos resultados de estudos de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, em que o imunizante foi aprovado, a vacina demonstrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.

Os resultados foram publicados nas revistas científicas New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases.

A Butantan-DV será administrada em dose única, diferente de outros imunizantes disponíveis no mercado, que necessitam de duas a três doses. Segundo o Butantan, esse esquema pode facilitar a adesão e a logística de vacinação.

A Anvisa aprovou o uso da vacina da dengue do Butantan para a população brasileira de 12 a 59 anos. A imunização começará no dia 17 de janeiro em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), e em 18 de janeiro em Botucatu (SP).

Segundo o Ministério da Saúde, com o aumento da produção de doses, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país.

Vacina da dengue de dose única: como funciona e quem pode tomar?

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo