Mundo

Entenda as acusações que Nicolás Maduro enfrenta nos Estados Unidos

Com a captura de Nicolás Maduro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou uma nova acusação formal contra o ditador da Venezuela, sua esposa e seu filho.

Maduro está detido em Nova York, onde deve comparecer a um tribunal na segunda-feira (5).

As acusações na denúncia revelada no sábado (3) são as mesmas quatro da denúncia anterior feita em Nova York, em 2020: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração.

De toda forma, os réus listados em cada caso são ligeiramente diferentes — principalmente com a inclusão da esposa e do filho de Maduro.

Na nova denúncia, o governo Trump afirmou que Maduro e seus aliados transformaram as instituições venezuelanas em um foco de corrupção alimentada pelo narcotráfico para benefício próprio.

Essa corrupção “enriquece os bolsos de autoridades venezuelanas e suas famílias, ao mesmo tempo que beneficia narcoterroristas violentos que operam impunemente em solo venezuelano e que ajudam a produzir, proteger e transportar toneladas de cocaína para os Estados Unidos”, afirma o documento.

O documento de 25 páginas detalha um suposto complô de Maduro, sua esposa Cilia Flores, seu filho Nicolás Maduro Guerra, dois funcionários do regime venezuelano e um líder do Tren de Aragua — uma gangue venezuelana que o governo Trump classificou como organização terrorista estrangeira.

Os promotores reiteram que traficantes de cocaína podiam pagar parte de seus lucros a Maduro e outros políticos em troca de proteção policial e apoio logístico para seus carregamentos de cocaína.

Esses políticos, por sua vez, usariam o dinheiro para “manter e aumentar seu poder político”.

À medida que os cartéis de drogas cresciam, os lucros de Maduro também aumentavam, destaca o processo. Durante anos, Maduro e sua esposa também comandaram suas próprias “gangues patrocinadas pelo Estado” para “facilitar e proteger suas operações de tráfico de drogas”.

Os dois supostamente ordenavam “sequestros, espancamentos e assassinatos” contra aqueles que lhes deviam dinheiro ou interferiam em suas operações de tráfico de drogas.

Entenda por que Trump quis transportar Nicolás Maduro de navio

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo